Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

Publicado em 27/05/2022 - 22:34 Por Beatriz Arcoverde* - Editora da Radioagência Nacional - Brasília

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de fiscais do Ministério do Trabalho, em 2004, em Unaí (MG).

 Com a decisão dos jurados, foi estabelecida a pena de 64 anos de prisão. Mânica poderá recorrer da sentença em liberdade. 

O novo julgamento foi realizado nesta semana em Belo Horizonte após o Tribunal Regional Federal (TRF-1), sediado em Brasília, ter anulado, em 2018, a primeira sentença do caso,  na qual o fazendeiro foi condenado a 100 anos de prisão, sob a acusação de ter sido o mandante do crime, que ficou configurado como homicídio contra três fiscais e um motorista, por motivo torpe e sem possibilidade de defesa das vítimas.

Em nota, o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, Bob Machado, disse que, passados 18 anos das mortes, a sentença significa a certeza do fim da impunidade. 

No dia 28 de janeiro de 2004, os auditores Erastóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva – mais o motorista do Ministério do Trabalho Ailton Pereira de Oliveira foram assassinados durante uma fiscalização rural no município de Unaí.

Os auditores apuravam uma denúncia relacionada à prática de trabalho análogo a escravidão. Desde então, a data marca o Dia do Auditor Fiscal do Trabalho.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Agência Brasil

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

A semana de votações no Congresso Nacional deve ser movimentada. Na Câmara, a expectativa é que os deputados analisem a Proposta de emenda à constituição que prevê o aumento do Auxílio Brasil de 400 para 600 reais e cria o Voucher Caminhoneiro no valor de mil reais e um auxílio a taxistas. Isso além de ampliar o valor do Auxílio Gás de 53 para 120 reais. A PEC foi aprovada na última semana pelo Senado.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

O Distrito Federal confirmou o 1º caso de Monkeypox, infecção conhecida também por varíola dos macacos.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

Após as fortes chuvas que atingiram o estado, Alagoas passou a ter cinquenta municípios que decretaram situação de emergência.

Publicado decreto neste sábado (3), foi decretado estado de emergência de 180 dias nos municípios alagoanos de Atalaia, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Limoeiro de Anadia, Murici, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto, Santana do Mundaú, São José da Laje, Satuba, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo