Cresce no Brasil número de falsos leilões na internet, diz associação

Publicado em 16/05/2022 - 19:19 Por Eduardo Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O número de sites oferecendo falsos leilões online cresceu durante a pandemia. Segundo dados da Aleoesp, Associação dos Leiloeiros Oficiais do Estado de São Paulo, desde março de 2020, quando foi proibida a realização desses eventos presenciais, ao menos 1.440 sites que hospedam falsos leilões foram identificados no Brasil. De 2016 a 2019, esse balanço apontava cerca de 420 endereços.

Os golpistas publicam informações, fotos e documentos de bens para que as vítimas façam lances e supostamente arrematem os bens. 

Após o pagamento via boleto ou transferência para contas de terceiros, a vítima perde o valor investido e não consegue retirar a mercadoria. 

O leiloeiro e presidente Aleoesp, Sérgio Freitas, alerta que normalmente essas ofertas falsas estão em domínio diferente dos sites usados no Brasil. 

Os sites com ofertas falsas também não costumam citar o nome do Leiloeiro e o valor dos anúncios que são publicados. Os valores costumam ser bem abaixo do preço real dos produtos. 

Segundo Sérgio Freitas, cerca de cinco milhões de reais foram movimentados nesse tipo de golpe nos últimos dois anos.

Se for vítima de uma fraude como essa, a orientação é fazer um boletim de ocorrência em uma delegacia, o mais rápido possível, para tentar reaver o dinheiro junto ao banco onde foi feito o pagamento.  

A Associação dos Leiloeiros Oficiais mantém listas com a relação de leilões falsos identificados e o nome dos leiloeiros oficiais inscritos na Junta Comercial que podem ser consultados no site: aleoesp.org.br

*Com supervisão de Sheily Noleto.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Operação realiza ação contra abuso e exploração sexual de menores

A Operação Luz na Infância, que tem como foco identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, praticados na internet, começou na manhã desta quinta-feira (30), com 163 mandados de busca e apreensão, sendo 74 deles no Brasil.

Baixar arquivo
Economia

Pronampe: micro e pequenas empresas já podem aderir ao programa

Para obter o empréstimo, será necessário que os empresários compartilhem com a instituição financeira os dados de faturamento de suas empresas. Esse compartilhamento é feito digitalmente, pelo e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Baixar arquivo
Economia

Mapa da FGV aponta que pobreza aumentou na pandemia de covid-19

O número de brasileiros que ganham menos de meio salário mínimo aumentou entre 2019 e 2021. De acordo com o documento, o número de novos pobres surgidos ao longo da pandemia de covid-19 chega a quase 30% da população. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa prorroga importação de imunoglobulina para tratamento de covid

O diretor da Agência, Alex Campos, relator da matéria, lembrou que ainda há desabastecimento de medicamentos e insumos básicos, entre eles a imunoglobulina.
 

Baixar arquivo
Economia

IBGE: desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estável

A taxa de desemprego do país saiu da casa dos dois dígitos no trimestre encerrado em maio e chegou ao menor valor para este período desde 2015: 9,8%.

Baixar arquivo
Esportes

Desfalcado, São Paulo visita Universidad Católica pela Sul-Americana

 

Tricolor tem nove ausências por lesão e deve manter base do Brasileiro.

Baixar arquivo