MP-RJ abre ação contra pastor que ofendeu religiões de matriz africana

Publicado em 16/06/2022 - 21:13 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro entrou com uma Ação Civil Pública contra o pastor evangélico Luiz Felipe Valadão de Azevedo, líder da Igreja Batista da Lagoinha, por discurso ofensivo aos praticantes de religiões de matriz africana.
A ação pede o pagamento de uma indenização, por danos morais coletivos, no valor de R$ 300 mil.

De acordo com a denúncia, Valadão, teria feito um discurso de ódio contra praticantes da umbanda durante evento em comemoração ao aniversário da cidade de Itaboraí, em maio. Em um vídeo do show gospel, que foi patrocinado pela prefeitura, o pastor chama os seguidores dessas religiões de "endemoniados" e avisa que eles devem se preparar para ver “muito centro de umbanda sendo fechado na cidade e que Deus iria começar a salvar os pais de santo ”.  

A ação também pede que o pastor grave um vídeo, com duração de 50 segundos a 1 minuto, se retratando publicamente quanto às falas, que deve ser divulgado na página principal do site da Igreja Batista da Lagoinha, e nas páginas oficiais de suas redes sociais.

O Ministério Público também firmou um termo de ajustamento de conduta com a prefeitura de Itaboraí. O município se comprometeu a fazer retratação pública, com publicação de nota oficial, no Diário Oficial do Município e em pelo menos dez outdoors espalhados pela cidade, bem como no site e redes sociais da Prefeitura. O documento prevê, ainda, que o município deverá dar publicidade ao acordo celebrado.

A reportagem não conseguiu contato com o pastor Felippe Valadão.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo