Reconhecimento de firma já pode ser feito digitalmente em cartórios

Publicado em 07/06/2022 - 19:30 Por Eduardo Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O reconhecimento de firma pode ser feito digitalmente em Cartórios de Notas de todo o país.

O serviço, lançado nesta terça-feira pelo Conselho Nacional de Justiça, em parceria com o Colégio Notarial do Brasil, agora permite o envio e o reconhecimento eletrônico de assinaturas, completando a migração dos atos notariais e de registro feitos em cartório para a forma online.

A corregedora nacional de justiça e ministra do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura, reforça a segurança da plataforma. Segundo ela, "O e-Not Assina, constitui funcionalidades que atrelam os conceitos de segurança jurídica e segurança digital e diz respeito também ao fluxo informacional em que o documento tramita e é assinado no próprio ambiente virtual, seguro e protegido", destaca.

Para fazer o reconhecimento da assinatura eletrônica, o usuário precisa de um certificado digital que identifica o cidadão e pode ser emitido de graça acessando e-notariado.org.br 

Pela plataforma, já foram emitidos mais de um 1,6 milhão de atos digitais como escrituras públicas de compra e venda de imóveis, doação, partilha, inventário, união estável, além de procurações, testamentos e autenticações de documentos. 

*Com supervisão de Sheily Noleto. 

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Sérgio Moro absolvido de acusações no TRE-PR; caso segue para TSE

O senador Sérgio Moro, do União Brasil, teve o mandato preservado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Pelo placar de 5 a 2,  Moro foi absolvido, das acusações de abuso de poder econômico, uso de caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação durante a pré-campanha de 2022. O caso agora será decidido no Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Geral

Petrobras anuncia descoberta de petróleo na Margem Equatorial

O combustível foi encontrado no poço exploratório Anhangá, em uma profundidade de quase 2.500 metros, próximo à divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte. Neste ano, não é a primeira vez que a Petrobras faz uma descoberta na Bacia Potiguar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Nos palcos as metáforas foram a forma de driblar a censura no teatro

No mês que completa 60 anos do golpe a Rádio MEC preparou o especial "Resistência da Cultura na Ditadura", que conta como a Música Popular Brasileira, o Samba, o Soul, o cinema e o teatro resistiram a censura e as perseguições. Na última reportagem o teatro, que para driblar a

Baixar arquivo
Economia

Quais gastos com educação podem ser deduzidos no Imposto de Renda?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 explica quais são os gastos que podem ser deduzidos do Imposto de Renda de 2024.

Baixar arquivo
Esportes

Corinthians e Atlético goleiam na Sul-Americana

Copa Sul-Americana. O Corinthians goleou o Nacional do Paraguai por 4 a 0. O Atlético Paranaense também goleou o Real Zuliano da Venezuela por 6 a 0.

Baixar arquivo
Geral

Brasil, Índia e Indonésia lideram pobreza no G20, aponta IBGE

Os dados são de publicação do IBGE divulgada nesta terça-feira, que traz um retrato das desigualdades dentro dos países do bloco a partir da análise de sete indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU.

Baixar arquivo