A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram na manhã desta quinta-feira (21) a operação Zurich para investigar uma empresa que importou produtos farmacêuticos proibidos pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão na capital paulista.
De acordo com a polícia federal, a investigação começou em 2021, quando autoridades da suíça apreenderam uma substância denominada Cardarine no aeroporto de Zurique, que tinha como destino o Brasil. O produto é utilizado geralmente para aumentar a performance em atividades físicas e é proibida tanto pela Anvisa quanto pela WADA, a agência anti-doping mundial.
Com o avanço das investigações, a polícia descobriu 3 empresas aqui na capital paulista que faziam a importação desse produto proibido. Além disso foi constatado que elas faturaram mais de 12 milhões de reais com a venda desses produtos para mais de 870 estabelecimentos de todo o país, na sua maioria farmácias de manipulação.
Os investigados na operação de hoje podem responder pelos crimes de contrabando e crime contra a saúde pública, e as penas somadas podem ir de 2 a 9 anos de reclusão.