Entenda como funciona o "golpe do IOF" na hora de pegar um empréstimo

Publicado em 01/07/2022 - 14:30 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os consumidores que estão em busca de crédito devem ficar atentos para mais um tipo de golpe. A Receita Federal tem recebido relatos de que supostas empresas pedem o pagamento antecipado do IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras, para liberar um empréstimo.

Aí está o golpe! O IOF é gerado quando o consumidor pega um empréstimo ou faz um financiamento. O imposto é cobrado em operações financeiras feitas pelo cartão de crédito, seguros e câmbio. E já vem embutido no valor da compra ou do empréstimo, não é pago de forma separada.  

O auditor-fiscal Fábio Amaral, superintendente Adjunto da Receita Federal, explica o método dos golpistas.

O auditor-fiscal alerta para o golpe. Segundo ele, a Receita Federal não fornece dados para pagamentos de taxas ou tributos por transferência bancária ou PIX. Especialmente para liberar um empréstimo.

Caso você receba uma mensagem suspeita ou desconfia de que possa ter sido vítima do golpe, reúna o máximo de provas possíveis e procure a polícia.

Edição: Paula de Castro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Governador gaúcho pede que a população deixe áreas de risco

Prestes a completar 200 anos, o município São Leopoldo ficou submerso e isolado. Outro município, Eldorado do Sul foi completamente alagado. 

Baixar arquivo
Geral

PRF pede para evitar deslocamentos para o Rio Grande do Sul

A prioridade deve ser para os veículos de resgate, viaturas policiais, forças armadas e caminhões com doações e suprimentos. 

Baixar arquivo
Geral

Água, alimentos e colchões são as prioridades nas doações para RS

Mas, com a previsão das tempestades para o fim de semana, a preocupação é também com o frio. A temperatura já está caindo na região, o que faz com que cobertores, luvas e casacos também sejam urgentes

Baixar arquivo
Geral

Chuvas atingem espaços culturais no RS, mas acervo é preservado

Para a contenção dos danos, o acervo das instituições foi levado para locais seguros, como andares superiores nos próprios locais.

Baixar arquivo
Geral

Enchentes no RS adiam mais de 20 concursos públicos

O estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul e a solidariedade com o povo gaúcho fizeram várias instituições federais, do estado e de municípios da região adiarem seus processos seletivos, cujas provas estavam marcadas para este mês de maio.

Baixar arquivo
Economia

Congresso chega a acordo sobre desoneração da folha de pagamentos

Ela será retomada de maneira gradual a partir do ano que vem. Para este ano, continua a desoneração total. Em 2025, está prevista a alíquota de 5% sobre a folha de pagamento, percentual que vai aumentando de cinco em cinco até chegar ao total de 20% em 2028.

Baixar arquivo