16 anos da Lei Maria de Penha: conheça os grupos de reeducação do DF

"Não enxergava mulher como ser humano", diz um dos participantes

Publicado em 07/08/2022 - 17:06 Por Daniel Ito - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Desde o dia 7 de agosto de 2006 os homens que cometem violência doméstica contra as mulheres estão sujeitos às penalidades impostas pela Lei Maria da Penha. Além disso, em alguns estados e no Distrito Federal, eles também são obrigados a frequentar grupos com outros homens na mesma situação, onde participam de atividades com vistas à sua reeducação e reabilitação.

Muitas vezes quem comete violência física ou psicológica contra as mulheres acredita que está fazendo a coisa certa. A reportagem conversou com um homem que, por ordem da Justiça, participou dos grupos reflexivos no Distrito Federal. Ele estava perseguindo a ex-esposa por não aceitar o fim do casamento.

Se as punições previstas pela Lei Maria da Penha servem para inibir a violência doméstica, os grupos de reflexão ajudam a mudar a cultura machista que leva a esse tipo de situação. Quem explica é a assistente social Márcia Borba — uma das responsáveis pelos grupos reflexivos para homens mantidos pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

O homem que conversou com a reportagem precisou de apenas cinco encontros para perceber que estava reproduzindo um modelo de masculinidade que oprime e é tóxico com as mulheres.

Com o aniversário da Lei Maria da Penha neste mês, está de volta a campanha Agosto Lilás, criada em 2016 pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul para reforçar o enfrentamento da violência doméstica contra as mulheres. Atualmente, ações de conscientização sobre o tema são realizadas neste período em todo o território brasileiro.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo