Defensoria Pública Geral do Estado pode ajudar em ações de busca e apreensão de crianças e adolescentes. Isso acontece quando um dos genitores, pai ou mãe, abusa de um direito que lhe foi concedido.
O supervisor das Defensorias de Família em Fortaleza - CE, Sérgio Luiz Soares explica em que situação isso ocorre: "Essa medida acontece geralmente quando ela (a criança) se encontra em um ambiente que não é seu lar referencial e ocorre quando um dos seus pais, os genitores, terminam mantendo esta criança ou adolescente em sua posse sem ter a devida autorização judicial. E um dos genitores tem uma regulamentação jurídica que eles devem exercer a guarda e manter sob sua responsabilidade aquela criança ou adolescente e por algum motivo o outro genitor ou uma outra terceira pessoa retira da posse. De quem estava exercendo essa guarda irresponsável. Então para que seja restaurada a vida desta criança ou adolescente no lar de origem é que se utiliza dessa busca e apreensão."
Geralmente casos dessa natureza acontecem depois de ações de divórcio ou de regularização de guarda quando são definidos aspectos dos dias e visitas e demais questões visão interesse dos filhos envolvidos no conflito.
O supervisor das defensorias de família em Fortaleza, Sérgio Luiz Soares destacam aspectos de urgência da medida: "È necessário que essa medida de busca e apreensão seja atual, ela tem que ser muito recente. Não é assim, depois de um ano que já está com outro genitor, dois anos, que vai entrar com a medida de busca e apreensão não. A atualidade é uma dos das características dessa medida, é a sua urgência. Então pra ela acontecer é pra restaurar um modo de vida que já existia. Então ela tem que ser rápida".
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 06/02/2025 – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante evento de reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Letycia Bond/Agência Brasil São Paulo (SP) 05/02/2025 - Moradores do Jardim Pantanal enfrentam crise após alagamentos .
Foto: Letycia Bond/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PRF-Recife/Divulgação Brasília (DF) 05/02/2025 - Nesta quarta-feira (5) de chuvas intensas no Grande Recife, a região registrou diversas ocorrências de queda de árvores. Os incidentes não deixaram feridos, mas causaram transtornos para pedestres e motoristas de diferentes localidades. O primeiro registro foi feito por volta das 8h40, no quilômetro 24 da BR-232, em Moreno. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que enviou equipes ao local e fez a retirada da árvore às 12h30.
Foto: PRF-Recife/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![José Cruz /Agência Brasil Comunidade de Vila Franca (PA) - A seringueira usada por Manoel Eroito para retirar material usado no artesanato (José Cruz /Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)