Golpe milionário faz Justiça do Trabalho suspender pagamentos

Publicado em 14/11/2022 - 17:40 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça do Trabalho suspendeu preventivamente, em todo o país, o acesso aos sistemas de pagamento de alvarás eletrônicos. A suspensão ocorre depois de o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) ter constatado fraude na emissão de certificados digitais, expedidos por empresa certificadora, utilizados por magistrados para autorizar.

O acesso ocorreu por meio de um token com dados de um magistrado, obtido de maneira fraudulenta. Os afetados pela fraude são os trabalhadores, como explica Érica Pereira Santos, presidente da Comissão da Justiça do Trabalho da OAB-RJ.

"Podemos dizer que o objeto dessa fraude então foram os valores que seriam destinados, ao menos majoritariamente, pro pagamento de credores de processos trabalhistas, ou seja, os trabalhadores. Esta fraude constituiu na clonagem de certificados digitais de juízes e servidores e de posse destes certificados clonados os fraudadores expediram ordens de pagamento, os alvarás, pro banco, que os recebeu como verdadeiros e efetuou os pagamentos".

Em nota, o tribunal ressaltou que o sistema não teve sua vulnerabilidade afetada. Foram acionados para investigação o Tribunal Superior do Trabalho, a Agência Nacional de Proteção de Dados, o Ministério Público Federal, o Tribunal Estadual de Justiça e o Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Edição: Vitória Elisabeth / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo