A Justiça Federal de Brasília aceitou a acusação do Ministério Público Federal contra o ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães por denúncia de assédio sexual e moral feita por trabalhadores do banco público. Com isso, Guimarães passa a ser réu na justiça.
Os detalhes das acusações não são conhecidos porque a ação tramita sob sigilo, como forma de preservar as vítimas.
O caso veio à tona ano passado, quando o portal Metrópoles revelou as denúncias feitas por cinco funcionárias. Com a repercussão, outras vítimas apareceram, o que levou a demissão de Pedro Guimarães.
Após as revelações, o Ministério Público passou a investigar o caso, que resultou na denúncia aceita pela 15ª Vara Federal de Brasília.
Além desse processo, Pedro Guimarães também é alvo de uma ação do Ministério Público do Trabalho, que corre na justiça trabalhista, que pede uma indenização de R$ 30 milhões pelos danos causados pelo ex-presidente da Caixa.
Pedro Guimarães nega todas as acusações. Em nota, seu advogado afirma que confia na justiça e nega taxativamente a prática de qualquer crime e tem certeza de que durante a instrução a verdade virá a tona, com a absolvição de Pedro Guimarães.
Em nota, a Caixa disse que não teve acesso à denúncia, motivo pelo qual não pode se manifestar. O banco público ainda disse que fortaleceu sua governança para investigar denúncias, proteger denunciantes, bem como a própria instituição.
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília-DF, 10.11.2023, Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto PRF Tocantins 02/02/2025 As plataformas que restaram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), foram implodidas na tarde deste domingo (2). Foto PRF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 06-04-2023 - Por dentro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estúdio da rádio nacional da Amazônia durante apresentaçāo de sua programaçāo ao vivo.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados Bola, campeonato brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)