Nova lei inclui dados de cor e raça em registros dos trabalhadores
Informações sobre cor e raça precisam estar nos registros dos trabalhadores, a partir de agora.
A lei sancionada nesta segunda-feira (24) pelo presidente Lula altera o Estatuto da Igualdade Racial e vale para os setores público e privado.
De acordo com o texto, os dados étnico-raciais autodeclarados serão indicados em formulários como os de admissão e demissão, acidente de trabalho e inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As informações de cor e raça também precisam estar no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
E o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai incluir os dados nos formulários do censo para mapear, a cada cinco anos, os grupos étnico-raciais empregados no setor público.
O objetivo é melhorar as políticas públicas para reduzir as desigualdades no Brasil, com foco na população negra.
Para o doutorando em Direito, Estado e Constituição na Universidade de Brasília (UnB) Paulo Rená da Silva Santarém a medida é importante. E eventuais inconsistências na autodeclaração ou limitações impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais podem ser superadas a partir da análise das informações coletadas.
A lei foi publicada no Diário Oficial da União e passa a valera a partir desta segunda-feira (24).
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 10/11/2024 - Estudantes no segundo dia de provas do ENEM na UNIP Vergueiro em São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ana Claudia Jatahy/ MTUR Teatro Amazonas,Manaus](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabiana A. Vieira/AVSIBrasil Venezuelanos abrigados em Boa Vista participam de curso virtual para aprender português](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo Santa Maria (RS) - Um ano do incêncio na Boate Kiss durante show na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. Entrada da boate (Wilson Dias/Agência Brasil/Arquivo)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Monumento Dois Candangos, moderno monumento de bronze erguido em 1959, em homenagem aos trabalhadores que ajudaram a construir o país.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)