Justiça de SP converte prisão de homem amarrado em preventiva

Publicado em 08/06/2023 - 14:47 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Justiça de São Paulo converteu em preventiva a prisão do homem, de 32 anos, que foi amarrado por dois policiais militares durante uma abordagem na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo.

De acordo com o boletim de ocorrência, a polícia foi acionada pelo funcionário de um mercado, depois que o homem e outras duas pessoas teriam levado produtos sem pagar, por volta das onde e meia da noite do último domingo (4). Depois da prisão em flagrante, o suspeito foi conduzido amarrado pelas mãos e pés até uma viatura da PM. As imagens da ação policial divulgadas na internet tiveram grande repercussão.

A decisão pela prisão preventiva aconteceu depois de audiência de custódia. A juíza responsável pelo caso argumentou que o suspeito estava cumprindo pena em regime aberto, por roubo, quando foi preso novamente. Para a magistrada, o homem quebrou a confiança dada pela Justiça Criminal.

Também segundo a juíza, não há elementos que permitam concluir ter havido tortura, maus-tratos ou ainda descumprimento dos direitos constitucionais assegurados ao preso.

Em nota, a Polícia Militar informou que a conduta dos agentes não é compatível com o treinamento e com os valores da instituição. E que foi aberto um inquérito para apurar os envolvidos no caso, que já estão afastados das atividades operacionais. Já para a Ouvidoria da PM paulista, os agentes poderiam, no máximo, algemar as pernas do homem, mas não seria preciso amarrá-lo daquela forma. 

Também em nota, a Defensoria Pública de São Paulo informou que está atuando no caso em favor do acusado.

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo