O Ministério Público de São Paulo pediu nesta quarta-feira (12) a liberdade do torcedor do Flamengo Leonardo Felipe Xavier Santiago, de 26 anos. Ele foi preso na segunda-feira, e indiciado pela Polícia Civil paulista por homicídio doloso consumado, pela morte da torcedora do Palmeiras Gabriela Anelli de 23 anos.
De acordo com o promotor Rogério Leão Zagallo, as provas não comprovam que foi Leonardo quem jogou a garrafa de vidro que atingiu o pescoço da jovem de 23 anos, provocando o ferimento que resultou na morte dela. O objeto foi arremessado na noite de sábado, antes do jogo entre Palmeiras e Flamengo, durante tumulto entre torcedores dos dois times.
Zagallo argumenta que, pelas imagens gravadas durante o tumulto, a garrafa foi lançada por um torcedor que apresentava o rosto barbado e vestia camisa cinza, ao contrário de Leonardo que vestia a camisa do Flamengo.
O promotor critica ainda o delegado César Saad, da Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva. Para Rogério Zagallo, Saad foi precipitado ao gerar falsas expectativas de punição, ao prender Leonardo Santiago, sem provas e sem a confissão formal do suspeito. E, portanto, segundo o promotor, ele perdeu a credibilidade para seguir à frente do caso, que deveria ser repassado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, também da Polícia Civil paulista.
Os advogados de Leonardo Santiago sustentam que a prisão de Leonardo foi precipitada, levando em conta as novas imagens divulgadas.
O Ministério Público defende que seja ouvido também o rapaz que aparece ao lado de Gabriela em vários momentos, e também quando ela foi atingida, e a busca por mais imagens capturadas por câmeras de segurança instaladas nos imóveis da região para ajudar na investigação.
A Polícia Civil investiga outras dez pessoas que estavam na confusão entre torcedores. Nessa terça, o corpo de Gabriela foi velado e enterrado, sob forte emoção, com a presença de familiares e cerca de 200 pessoas, principalmente integrantes de torcidas do Palmeiras, em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo.
![Solen Feyissa/Flickr Câmara dos EUA aprova projeto de lei para forçar ByteDance a vender TikTok ou sofrer proibição. Foto: Solen Feyissa/Flickr](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro(RJ), 10/11/2024 - Primeiros estudantes deixam o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na universidade UNINASSAU, no Flamengo, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Prefeitura de Porto Velho/Divulg Porto Velho (RO), 28/11/2024 - Aeroporto de Porto Velho. Foto: Prefeitura de Porto Velho/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Combat Armor Carro blindado produzido pela Combat Armor para a Polícia Rodoviária Federal. Veículo apresentou série de problemas. – Foto: Divulgação/Combat Armor](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)