O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, proibiu, nessa sexta-feira (25), que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenha qualquer tipo de contato com o ex-presidente, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e outros investigados no Caso das Joias e pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
A decisão do ministro também inclui a esposa de Mauro Cid, Gabriela Cid.
Alexandre de Moraes se baseou em um relatório da Polícia Federal, que encontrou mensagens no celular de Cid incentivando atos antidemocráticos contra a vitória do presidente Lula nas eleições do ano passado.
O tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens da Presidência está preso em Brasília, desde maio deste ano, pela suspeita de ter fraudado os certificados de vacinação contra a covid-19 da própria família, para que eles pudessem viajar aos Estados Unidos. Desde então, diversos indícios têm apontado a suposta participação de Cid em outros esquemas investigados, como o desvio de presentes de chefes de Estado estrangeiros recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, e planos de ações golpistas.
As investigações da PF também têm relacionado Cid à trama envolvendo o hacker Walter Degatti, que teria sido contratado para alterar a programação das urnas eletrônicas. Nessa sexta, Cid prestou depoimento à Polícia Federal dentro deste inquérito.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/10/2024 - Ferimento na cabeça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de cerimônia de assinatura do novo acordo de repactuação da reparação dos danos da tragédia de Mariana (MG). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Murilo Alvesso/Divulgação Leda Maria Martins](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MIR/Divulgação Ciganos. Foto: MIR/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 12/12/2024 - Sessão do Senado Federal deliberativa extraordinária. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Wilson Dias/Agência Brasil Brasília (DF), 11/12/2024 - A Comissão Mista de Orçamento se reúne para discutir e votar os relatórios setoriais apresentados à Lei Orçamentária Anual de 2025 (LOA 2025). Foto: Wilson Dias/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)