Justiça dá prazo de 90 dias para PM instalar câmeras de vigilância

Publicado em 15/09/2023 - 16:05 Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

A Justiça em São Paulo deu prazo de 90 dias para que o governo cumpra a decisão liminar e instale câmeras de vigilância nos veículos da Polícia Militar paulista e que todos os PMs usem câmeras corporais nos uniformes, e não as desliguem durante as operações.  

Em caso de descumprimento, a multa para o estado é de R$ 100 mil.  Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a polícia militar de São Paulo conta com 10.125 câmeras corporais portáteis, número suficiente para equipar pouco mais da metade dos PMs de todo o estado. 

Na decisão, o juiz Josué Pimentel, da 8ª vara da Fazenda Pública da capital, determina ainda que a polícia paulista cumpra a regra do Supremo Tribunal Federal, que prevê o uso de algemas, e não outros métodos, para conter pessoas que estejam resistindo à prisão ou possam fugir.  

Nesse caso, a decisão é uma resposta a uma ação movida por associações de defesa dos direitos humanos, sobre o caso de um homem negro que foi carregado por policiais militares, com os pés e mãos amarrados para trás. Isso foi em junho deste ano. O homem foi acusado de furtar chocolates e outros artigos de um mercado na zona sul de São Paulo, juntamente com outro homem e um adolescente.  

As imagens dessa ação correram o país e motivaram quatro associações de defesa dos direitos humanos e entrarem na Justiça contra o abuso. Entre elas, a ONG Educafro, que protocolou o pedido.  

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública respondeu que os métodos de contenção utilizados pelos policiais militares durante as abordagens seguem os protocolos pautados pela instituição e pela legislação. E que, quando são constatadas desconformidades, os fatos são apurados com rigor por Inquérito Policial Militar.  

A pasta acrescenta que as câmeras corporais funcionam de forma ininterrupta, não permitindo o desligamento, mantendo assim as imagens gravadas. E que, sobre o caso do rapaz amarrado, as imagens das câmeras foram encaminhadas ao Poder Judiciário, assim como o inquérito policial instaurado pela Polícia Civil. 

Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de segunda e próximas partidas de futebol

Pela Copa do Brasil jogam, nesta terça-feira (30), Bahia x Criciúma, Operário x Grêmio e Atlético Mineiro x Sport.

Baixar arquivo
Geral

Haddad: desoneração da folha traz risco de nova reforma da Previdência

No fim do ano passado, o Congresso aprovou o projeto que prorrogava até 2027 a desoneração. Esse projeto troca a contribuição previdenciária - que é 20% da folha de pagamento - por uma alíquota entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta de empresas de 17 setores.

Baixar arquivo
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo