Lesa Pátria: mais três pessoas com mandados de prisão, em Uberaba (MG)

Publicado em 30/11/2023 - 11:43 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Três pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro são alvo de mandado de prisão em Uberaba, em Minas Gerais. 

A Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira, a 22a fase da Operação Lesa Pátria. 

Os agentes cumprem ainda 25 mandados de busca e apreensão, em três cidades de Minas, incluindo Uberaba, e em 14 municípios de Santa Catarina. 

Todas as ordens foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os bens e o dinheiro dos investigados foram bloqueados. 

O objetivo é identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos de invasão e depredação nos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo. 

De acordo com a Polícia Federal, os danos causados ao patrimônio público podem chegar a R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, entre outros. 

 

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Saúde

Preços de exames e repelentes crescem com o aumento da dengue no Rio

Levantamento feito pelo Procon identificou uma variação de 270% nos valores desses exames realizados em laboratórios particulares na capital e na Região Metropolitana do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Ceará registra baixa de casos de dengue

O estado tem apresentado queda em relação à média dos registros dos últimos 5 anos. Os dados são do sistema IntegraSUS, usado pela Secretaria da Saúde do Estado.

Baixar arquivo
Justiça

STF torna réus antiga cúpula da PM do Distrito Federal

Todos são suspeitos de omissão durante os atos antidemocráticos. Os ministros também decidiram pela manutenção da prisão preventiva de todos os policiais militares, para não colocar em risco as investigações.

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do STF condena mais 15 réus por atos de 8 de janeiro

As penas variam de 12 a 17 anos de prisão. Eles foram condenados ainda, a pagar de modo solidário, uma multa de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

Baixar arquivo
Segurança

Rio monta esquema de segurança para receber chanceleres do G20

A Polícia Federal mobilizou 500 agentes, sendo 300 atuando diretamente junto às delegações e, os demais, nos aeroportos e em grupos de pronta intervenção.

Baixar arquivo
Geral

Agentes da Força Nacional chegam em Mossoró nesta quarta

Eles vão se juntar ao grupo de 500 agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal e forças locais que atuam na operação de recaptura dos detentos que escaparam da prisão de segurança máxima de Mossoró no dia último dia 14.

Baixar arquivo