Defesa de Bolsonaro diz que post questionando eleições foi "acidental"

Vídeo publicado após ataques golpistas ficou no ar por duas horas

Publicado em 20/12/2023 - 10:27 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a publicação de um vídeo após os atos golpistas de 8 de janeiro foi feita de forma acidental.

A gravação foi apagada por Bolsonaro duas horas após a postagem, mas foi recuperada na semana passada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A gravação trazia o questionamento da regularidade das eleições de 2022, levantado por um procurador do estado de Mato Grosso durante entrevista a uma rádio. 

No dia 13 de janeiro deste ano, o ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos do 8 de janeiro no Supremo, incluiu Bolsonaro na investigação sobre a invasão às sedes do Três Poderes. O objetivo: apurar se o ex-presidente incitou os atos ao compartilhar o vídeo nas redes sociais no dia 10 de janeiro.

A defesa de Bolsonaro argumenta que o vídeo foi retirado da plataforma Metamemo.org, sendo necessária uma perícia para analisar se a gravação é verdadeira. 

Antes da recuperação da gravação, Alexandre de Moraes deu 48 horas para o Facebook enviar o vídeo à Corte. No entanto, a plataforma informou que a publicação foi apagada por Bolsonaro e não está disponível. 

 

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Leila Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Mais de mil detentos são transferidos de presídio no RJ

Após a descoberta de um túnel para fuga em massa de presos da facção criminosa Comando Vermelho, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária transferiu nesta sexta-feira, 6, os 1.067 internos para a Penitenciária Moniz Sodré.

Baixar arquivo
Geral

Migrantes retidos em aeroporto não serão repatriados automaticamente

A decisão da Justiça Federal, anunciada na última quinta-feira, se aplica a três grupos, totalizando cerca de 70 pessoas do Vietnã e do Nepal. Esses migrantes receberam habeas corpus, o que impede a repatriação até que uma nova sentença seja emitida pelo Judiciário.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo