logo Radioagência Nacional
Justiça

PF cumpre mandados contra Braskem em Maceió, Aracaju e Rio de Janeiro

Baixar
Antônio Trindade - Repórter da TV Brasil
21/12/2023 - 21:59
Brasília

Uma operação da Polícia Federal cumpriu mandados em Maceió, Aracaju e no Rio de Janeiro para investigar suspeitas de crimes cometidos na exploração de sal-gema da Braskem. 60 mil pessoas estão desabrigadas na capital de Alagoas por causa do risco de desabamento das minas. 60 agentes Polícia Federal cumpriram 14 mandados de busca e apreensão em endereços dos investigados em 3 capitais. Maceió em Alagoas, Aracaju em Sergipe e também no Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Alagoas.

As investigações apontam indícios de omissão de informações e também apresentação de dados falsos aos órgãos públicos para que as atividades de mineração continuassem, apesar dos problemas de estabilidade das minas de sal-gema. Os investigados podem responder pelos crimes de poluição qualificada, usurpação de recursos da União, apresentação de estudos ambientais falsos, entre outros delitos.

O delegado Marcelo França da Polícia Federal explica uma das razões da operação.

A operação foi batizada de Lágrimas de Sal em referência ao sofrimento causado à população pela atividade de extração de sal-gema. O minério foi explorado de 1976 a 2019, na capital alagoana. Bairros próximos as minas tiveram que ser esvaziados pelos riscos de desmoronamento. Mais de 60 mil pessoas tiveram que sair de casa.

Em nota a Braskem informou que acompanha a operação e que está à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos.

x