Uma operação da Polícia Federal cumpriu mandados em Maceió, Aracaju e no Rio de Janeiro para investigar suspeitas de crimes cometidos na exploração de sal-gema da Braskem. 60 mil pessoas estão desabrigadas na capital de Alagoas por causa do risco de desabamento das minas. 60 agentes Polícia Federal cumpriram 14 mandados de busca e apreensão em endereços dos investigados em 3 capitais. Maceió em Alagoas, Aracaju em Sergipe e também no Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Alagoas.
As investigações apontam indícios de omissão de informações e também apresentação de dados falsos aos órgãos públicos para que as atividades de mineração continuassem, apesar dos problemas de estabilidade das minas de sal-gema. Os investigados podem responder pelos crimes de poluição qualificada, usurpação de recursos da União, apresentação de estudos ambientais falsos, entre outros delitos.
O delegado Marcelo França da Polícia Federal explica uma das razões da operação.
A operação foi batizada de Lágrimas de Sal em referência ao sofrimento causado à população pela atividade de extração de sal-gema. O minério foi explorado de 1976 a 2019, na capital alagoana. Bairros próximos as minas tiveram que ser esvaziados pelos riscos de desmoronamento. Mais de 60 mil pessoas tiveram que sair de casa.
Em nota a Braskem informou que acompanha a operação e que está à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos.
![Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul Nova Carteira de Identidade Nacional](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![REUTERS/Bruno Kelly Brazil drought reduces Amazon river port water levels to 121-year record low. REUTERS/Bruno Kelly](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo Real Moeda brasileira, dinheiro
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal Jr/Agência Brasi (PA). 14/09/2006 - Terra Indígena Kayapó. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)