O ministro do STF Dias Toffoli decidiu pela exclusão das conversas entre Roberto Mantovani Filho e seu advogado num relatório da Polícia Federal relacionado ao episódio que envolveu o ministro Alexandre de Moraes e seus familiares, no ano passado.
Mantovani Filho é um dos acusados de ter agredido familiares de Moraes, num aeroporto da Itália.
Para Dias Toffoli, as comunicações entre advogado e seu cliente fazem parte do direito de defesa, sendo invioláveis, salvo quando revelarem indícios de práticas criminosas. A decisão atendeu ao pedido da defesa dos investigados e da Ordem dos Advogados do Brasil. A OAB afirma que as conversas foram ilegalmente expostas pelo delegado da Polícia Federal, devendo o responsável ser punido.
O ministro Toffoli ainda decretou sigilo provisório dos autos até que sejam excluídas as transcrições e imagens da comunicação entre defesa e cliente.
O caso em questão ocorreu em julho de 2023. O ministro Alexandre de Moraes pediu investigação por supostas ofensas sofridas por ele e por sua família em um aeroporto em Roma. Os acusados são o empresário Roberto Mantovani Filho e sua esposa.
O inquérito final da Polícia Federal, já enviado ao STF, não indiciou os acusados, apesar de ter concluído que o empresário cometeu injúria real, uma ofensa por meio de contato físico, contra o filho de Alexandre de Moraes.
O delegado Hiroshi Sakaki disse que não poderia indiciar ninguém por ser um crime de menor potencial ofensivo ocorrido no exterior, o que é vedado pela lei.
![Reuters/Khalil Ramzi/Proibida reprodução Displaced Palestinians make their way past rubble, as they attempt to return to their homes, following a delay in the ceasefire between Israel and Hamas over the hostage list, in the northern Gaza Strip, January 19, 2025. REUTERS/Khalil Ramzi TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Defesa Civil de Salvador/Divulgação Salvador (BA), 05/02/2025 - Teto desaba da Igreja de São Franscisco, no Pelourinho. Foto: Defesa Civil de Salvador/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 05/02/2025 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil INSS; filas; aposentadoria](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)