![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 22/02/2024 Juristas, parlamentares, representantes de partidos políticos e movimentos socias durante coletiva de imprensa para lançamento de MANIFESTO DA DEMOCRACIA, em defesa do Estado Democrático de Direito. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Mais de 80 entidades assinaram um manifesto a favor da democracia e contra o ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista, no próximo domingo (25).
O documento foi lançado, nesta quinta-feira (22), por juristas, integrantes de movimentos sociais, partidos políticos e entidades da sociedade civil, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O advogado Cesar Brito explica que o manifesto é um alerta à sociedade contra os envolvidos nos atos antidemocráticos de oito de janeiro.
" Incapazes de contrapor os gravissimos fatos revelados nas investigações da Polícia Federal, sob a supervisão do Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria Geral, os mesmos elementos manifestam-se agora contra à justiça, à democracia, e o Estado de Direito. A reação organizada contra o inquérito caracteriza a continuidade daquele golpe pela busca da impunidade dos seus comandantes", afirma Brito.
O documento chama os atos golpistas de ataques à democracia, segundo o advogado César Brito.
"Não há como entender a reação dos golpistas de outra forma que não seja a de mais um ataque à democracia. Apesar dos argumentos falaciosos de quem a convoca, organiza e financia com recursos de origem obscura, não há como considerar normais na democracia manifestações em benefício exclusivo de quem nunca aceitou a viver sob seus preceitos", argumenta o advogado.
O manifesto é assinado por partidos como PT, PC do B e PSol, além de diversas entidades, por exemplo, Associação de Brasileira de Juristas pela Democracia, Central Única dos Trabalhadores e União Brasileira dos Estudantes.
![Marcello Casal JrAgência Brasil IMPOSTO DE RENDA, Declaração IRPF 2019](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Idosos na região central de Brasília.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Alunos saindo de escola na Estrutural, no Distrito Federal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![carlosbrandaoma/X Estreito-MA 23/12/20224 Governador do Maranhão em Estreito para averiguar a situação da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou neste domingo. Foto Reprodução do Instagram/ / governador/ Carlos Brandão](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)