Justiça decreta prisão de dois militares pelo furto de armas em SP

Publicado em 27/02/2024 - 16:40 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Justiça Militar da União decretou a prisão preventiva de dois militares suspeitos de envolvimento no furto de 21 metralhadoras do Arsenal de Guerra do Exército, em Barueri, na região metropolitana de São Paulo.

O Comando Militar do Sudeste não divulgou os nomes e as patentes dos militares presos. Caso eles sejam considerados culpados, podem receber penas de até 50 anos de prisão e depois expulsos do Exército.

As armas foram furtadas em setembro do ano passado, mas o sumiço só foi descoberto no mês seguinte. Um inquérito foi instaurado, e militares e civis foram indiciados pelo sumiço do material de guerra.

Eles foram responsabilizados por furto, peculato, receptação e extravio de armas. Dezenove metralhadoras foram recuperadas, e duas ainda são procuradas. Segundo o Exército, as armas furtadas não têm condições de uso e devem ser inutilizadas ou destruídas.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo