Moraes mantém data de depoimento de Bolsonaro à Polícia Federal

Publicado em 20/02/2024 - 09:22 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Está mantido para esta quinta-feira (22), o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro à Polícia Federal. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou pedido da defesa de adiamento.

Bolsonaro é um dos alvos da Operação Tempos Veritatis. Ele teve o passaporte apreendido e foi proibido de se comunicar com os demais investigados. Segundo a Polícia Federal, o grupo é suspeito de tentar viabilizar um golpe de estado no Brasil.

A defesa do ex-presidente pedia que ele não prestasse depoimento ou fornecesse declarações adicionais até que fosse garantido o acesso integral aos documentos da operação.

Ao negar o pedido, o ministro destacou que o argumento da defesa que não teve acesso à investigação e às provas, não procedem. É que na segunda-feira, os advogados tiveram acesso integral aos documentos e provas, com exceção ao que diz respeito às diligências em andamento e ao conteúdo da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O que está de acordo com a jurisprudência do STF.

Além disso, Alexandre Moraes observou que o investigado tem o direito de falar no momento que considere adequado ou de permanecer em silêncio parcial ou total, mas não de escolher a data e horário de seu interrogatório.

Edição: Leila Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

60% das mulheres vivem em países onde o aborto é amplamente legal

Em três décadas, mais de 60 países liberalizaram as leis sobre o aborto. Brasil, Irã e Afeganistão estão entre os países com grandes restrições ao procedimento. Para especialistas, o PL que equipara o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio, vai na contramão do que preconiza a OMS.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast joga holofote na falta de doação de roupas plus size para o RS

Neste primeiro episódio, chamado Caos, você vai conhecer o trabalho da Associação de Doação de Roupas Plus Size, criada e liderada pela Viviane Lemos. Ela teve a sorte de não ter sido atingida pessoalmente pelos efeitos das chuvas, então, já nos primeiros dias das enchentes no estado, começou a mobilização para ajudar quem fosse afetado.

Baixar arquivo
Justiça

Marielle: STF analisa nesta semana denúncia contra supostos mandantes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai analisar a denúncia contra os supostos mandantes do assassinato de Marielle Franco nesta terça-feira. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Justiça

Liderança brigadista é assassinado no Tocantins

Um brigadista referência na Ilha do Bananal, em Tocantins, foi morto a tiros na porta da casa da irmã no sábado (15), antes de começar a temporada de combate ao fogo na região. Em nota, o Ibama lamentou a morte de Sidiney de Oliveira Silva, mais conhecido como Nenê.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Tempestade repentina destelha casas e comércio em São Luiz Gonzaga

Uma intensa tempestade, destelhou mil e duzentas casas em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. A prefeitura calcula que cerca de 15 mil pessoas foram diretamente atingidas pelo temporal, na noite de sábado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Seca no Rio Acre leva a decretação de estado de emergência

O nível do rio Acre, em Rio Branco, chegou a apenas 1 metro e 95 centímetros neste domingo, de acordo com monitoramento do Serviço Geológico do Brasil.

Baixar arquivo