Caso Johnatha: militar vai responder por homicídio culposo

Publicado em 07/03/2024 - 14:54 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional* - Rio de Janeiro

Depois de 10 anos de espera e dois dias de julgamento, o 3º Tribunal do Júri da Capital no Rio de Janeiro decidiu que o assassinato de Johnatha de Oliveira Lima deve ser tipificado como homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar.

O jovem foi morto aos 19 anos, em 2014, durante uma operação da Polícia Militar, na favela de Manguinhos,  zona norte carioca.

A classificação de homicídio culposo é inferior à solicitada pela acusação. O Ministério Público pediu que o crime cometido pelo policial militar Alessandro Marcelino de Souza fosse doloso, ou seja, com intenção de matar. 

Diante da sentença, há um declínio de competência e o caso vai ser transferido para julgamento no Tribunal Militar. O processo e as investigações deverão recomeçar e a pena será decidida pelos juízes militares. No entanto, ainda cabe recurso pelo Ministério Público.

Em 14 de maio de 2014, Johnatha cruzou com um tumulto entre policiais e moradores da favela de Manguinhos. Um tiro disparado pelo agente da Unidade de Polícia Pacificadora, Alessandro Marcelino, atingiu as costas do jovem. Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento e morreu no local. A família prestou queixa na delegacia e começou a pressionar pelo andamento das investigações.  

*Com informações da Agência Brasil 

Ouça também

Um tiro roubou meu filho: mães que lutam pela vida da juventude negra

Edição: Vitoria Elizabeth / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Gladson Cameli, governador do Acre, vira réu mas continua no cargo

Gladson Cameli é acusado de desviar recursos públicos, de participação em organização criminosa, de corrupção passiva, de peculato, de lavagem de dinheiro e de fraude à licitação. 

Baixar arquivo
Educação

Convocações da lista de espera do Fies vão até amanhã (17)

São 67 mil vagas para o primeiro semestre deste ano. Para concluir o processo e não correr o risco de perder a vaga, o estudante deve ir até a faculdade escolhida e apresentar a documentação exigida. Só depois que ele vai ao banco que irá conceder o empréstimo.  A taxa de juros é zero para todos os estudantes. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Amazonas pode ter seca mais severa em 2024

Defesa Civil orienta população a estocar água, comida e remédios para enfrentar o período crítico de estiagem. 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais no Rio entram em greve

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência no Estado, as unidades vão funcionar com 30% do quadro de funcionários. 

Baixar arquivo
Geral

AGU pede que plataformas apaguem fake news sobre doações ao RS

A Advocacia-Geral da União notificou o TikTok, X (antigo Twitter) e Kwai para apaguem publicações falsas sobre a entrega de cestas de alimentos no Rio Grande do Sul em, no máximo, 24 horas. O conteúdo falso prejudica as doações e o trabalho dos servidores e voluntários.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Trabalho de Pernambuco reduz indenização do caso Miguel

O julgamento em primeira instância tinha definido que a mãe e a avó do menino Miguel receberiam R$ 1 milhão, cada uma, por danos morais. Agora, cada uma receberá R$ 500 mil. Miguel Otávio, de cinco anos, morreu ao cair do nono andar depois de ser deixado sozinho no elevador do prédio por Sari Corte Real.

Baixar arquivo