CNJ anula afastamento da juíza Gabriela Hardt

Plenário do CNJ manteve o afastamento dos desembargadores do TRF4

Publicado em 17/04/2024 - 08:31 Por Ana Lúcia Caldas, repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça, por maioria de votos,  anulou o afastamento da juíza Gabriela Hardt e do juiz Danilo Pereira Júnior, que atuaram na 13ª Vara Federal de Curitiba; e manteve o afastamento dos desembargadores do Tribunal Regional da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores e Loraci Flores de Lima.

Eles tinham sido afastados pelo corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, por suspeitas de irregularidades na 13ª Vara de Curitiba e no TRF-4 em relação a Lava Jato.  

No caso de Gabriela Hardt, uma decisão assinada em 2019, autorizou o repasse de cerca de R$ 2 bilhões resultantes de acordos de delação firmado com os investigados para um fundo que seria gerido pela força-tarefa da Lava Jato. No entendimento do corregedor, os recursos não poderiam ser transferidos para esse fundo.

Para Salomão, os recursos desviados da Petrobras deveriam ser apreendidos e devolvidos a estatal e seus acionistas.

No entanto, o ministro Luís Roberto Barroso questionou o afastamento e a punição da magistrada antes da abertura do processo disciplinar.

Um pedido de vista do próprio Barroso adiou a decisão em relação à abertura de processo administrativo disciplinar contra os quatro magistrados.

Já o processo contra o ex-juíz e senador Sergio Moro, do União Brasil, foi retirado de pauta e será analisado depois.

Edição: L Pedrosa

Últimas notícias
Geral

Cemaden alerta para alta possibilidade de novos alagamentos no Sul

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais alertou para a alta possibilidade de novas ocorrências de enchentes e alagamentos nas mesorregiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre neste fim de semana.

Baixar arquivo
Saúde

RS vai receber mais 105 mil doses de vacinas nesta segunda

No último dia 5 de maio, por meio do Programa Nacional de Imunizações, foram enviadas para o Rio Grande do Sul 200 mil doses das vacinas contra tétano, difteria, hepatites A e B, coqueluche, meningite, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola, raiva e picadas de animais.

Baixar arquivo
Saúde

Em 24 horas, Força Nacional do SUS aumenta 95% no RS

Entre sexta-feira e sábado, foram 222 atendimentos. Já entre sábado e este domingo, o número subiu para 434. Os principais registros são de hipertensão, diabetes, pequenos traumas, suspeitas de infarto e partos.

Baixar arquivo
Geral

Ator Paulo César Pereio morre aos 83 anos

O velório será nesta terça-feira (14), a partir das 10h, no cinema Estação Botafogo, e o enterro está marcado para às 16h30, no Cemitério São João Batista, também em Botafogo, zona sul carioca.

Baixar arquivo
Economia

Governo federal libera crédito de R$ 12,2 bilhões para o RS

Crédito será usado para ações emergenciais como compra e distribuição de alimentos e reposição de medicamentos.

Baixar arquivo
Geral

Especialistas comentam sobre abolição da escravidão no Brasil

Resistência e pressão social: dois elementos fundamentais para o fim da escravização de pessoas trazidas da África, durante séculos, no Brasil. Esta é a avaliação dos especialistas ouvidos pela Rádio Nacional ao comentarem a Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888, pela Princesa Isabel.  

Baixar arquivo