A Justiça do Rio de Janeiro decretou a prisão preventiva dos responsáveis pelos três cães da raça pitbull que atacaram a escritora Roseane Murray, na última sexta-feira (5), na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro.
Davidson Ribeiro dos Santos, Ana Beatriz da Conceição Dantas e Kayky da Conceição Ribeiro dos Santos haviam sido presos em flagrante. A conversão em prisão preventiva foi determinada pelo juízo da Central de Audiência de Custódia de Benfica. Eles são acusados de maus tratos a animais domésticos.
Além disso, Davidson também foi flagrado pela posse de uma motocicleta roubada encontrada em sua residência.
Roseana é vizinha à casa onde ficavam os cães e foi atacada quando saía para uma caminhada. A escritora, que está internada no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, teve a orelha arrancada no ataque, e o braço direito precisou ser amputado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o estado dela é estável.
O médico veterinário Alexandre Rossi observa que a agressividade existe em praticamente todos os animais e alerta para a responsabilidade dos tutores.
A veterinária comportamentalista Ariane Barboza afirma que são necessários muitos elementos para explicar o comportamento dos cães, como o histórico de vida deles. E aponta caminhos para os animais após o ataque.
“Esses cães precisam ser avaliados clinicamente inclusive, para a gente saber se tem alguma coisa, para só então poder dizer qual é a conduta que vai ser tomada daí em diante. Então eu estou pensando em medicações, em tratamentos comportamentais e clínicos, se houver necessidade”.
Roseana Murray é vencedora do prêmio da Academia Brasileira de Letras, em 2002, na categoria infantil, com o livro Jardins. Também conquistou quatro prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.




