A Justiça do Rio de Janeiro concedeu liberdade aos tutores dos cães da raça pitbull, que atacaram a escritora Roseana Murray, na última semana, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
De acordo com a decisão, que beneficiou Davidson Ribeiro dos Santos, Ana Beatriz da Conceição Dantas e Kayky da Conceição, presos logo após o ataque, não há perigo em manter os acusados em liberdade, já que os cães foram apreendidos e recolhidos junto à Secretaria de Proteção Animal do Município.
O desembargador Gilmar Augusto Teixeira recomenda, entretanto, a manutenção da perda temporária da tutela dos animais apreendidos e a proibição de aquisição de outros animais domésticos.
O documento também apresenta depoimentos de testemunhas do ataque. De acordo com elas, a situação na qual os cães viviam contribuiu significativamente para elevar os níveis de agressividade e os acusados não tinham a menor condição de possuir animais de estimação.
Ainda de acordo com essas testemunhas, os pitbulls estavam magros, e eram mantidos na residência sem condições de segurança. Além disso, afirmaram que os cães saíam com frequência sozinhos e já teriam atacado outras pessoas.
De acordo com o último boletim médico, o quadro da escritora, que teve um braço amputado e uma orelha reconstruída, é estável.