Os idosos e as pessoas com doenças graves terão prioridade no pagamento das ações trabalhistas contra os Bois Garantido e Caprichoso. A determinação foi do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, a Vara de Trabalho de Parintins, no Amazonas.
Esses pagamentos são referentes a um acordo firmado em junho do ano passado. Na ocasião, os dois grupos de Bumba Meu Boi assumiram o compromisso de fazer o repasse anual de 30% de verbas do patrocínio de uma determinada empresa e de bilheteria. Esse repasse seria para quitar dívidas trabalhistas já julgadas até junho de 2023 e que tramitavam desde 2014.
Em cumprimento ao que foi acordado, a empresa Amazon Best, responsável pelo Festival de Parintins, efetuou o depósito judicial da primeira prestação dos valores.
Os repasses previstos para este ano devem somar R$ 2,8 milhões. O valor total será dividido igualmente entre os bois.
Os próximos eventos ligados aos Bois Caprichoso e Garantido devem garantir a continuidade dos pagamentos. Entre eles, o Planeta Boi, que ocorre no dia 25 de maio, em Manaus; e o tradicional Festival de Parintins 2024, que acontece no município do interior amazonense, de 28 a 30 de junho.