Inquérito vai investigar se houve crime de obstrução no caso Marielle

Publicado em 19/06/2024 - 15:14 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Será aberto um novo inquérito sobre a investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. A decisão foi anunciada, nessa terça-feira (18), pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. A nova investigação vai apurar o crime de obstrução durante a fase inicial da apuração do caso, que foi conduzida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Os alvos serão o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Domingos Brazão, o irmão dele, deputado federal Chiquinho Brazão, o ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa, o delegado Giniton Lages e o comissário de polícia Marco Antonio de Barros Pinto. Giniton e Marco Antonio eram responsáveis pela investigação sobre o assassinato.

Alexandre de Moraes também determinou que o Ministério Público do Rio de Janeiro avalie a abertura de outra investigação para apurar os crimes de organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, que teriam sido cometidos por Rivaldo Barbosa e a esposa dele, Érika Andrade Araújo. Ela é  acusada pela Polícia Federal de movimentar cerca de 2 milhões de reais em dois anos.

A decisão de Moraes foi tomada para cumprir o resultado do julgamento no qual os ministros da Primeira Turma da Corte decidiram, por unanimidade, tornar réus cinco acusados pelo assassinato de Marielle e Anderson Gomes.

 

 

 

 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Fran de Paula

Últimas notícias
Esportes

Bolsa Atleta terá reajuste de 12%; programa atende 8,7 mil pessoas

Segundo o ministro do Esporte, André Fufuca, reajuste deve ser em julho ou agosto. O ministro afirmou ainda que, 19 dos 21 pódios da Olimpíada do Japão, foram de beneficiários do programa. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Plataforma vai monitorar qualidade do ar em tempo real

Painel Vigiar vai orientar as políticas públicas para reduzir a poluição atmosférica no país, conforme a Política Nacional de Qualidade do Ar. A expectativa é que, até 2044, o Brasil atinja o padrão determinado pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato Brasileiro: em crise, Fluminense joga contra o Vitória

Tricolor carioca vai buscar a reação no Brasileirão jogando em casa. O jogo começa às 19h, no Maracanã. 

Baixar arquivo
Saúde

Queimaduras em crianças causam 20 hospitalizações por dia no SUS

Nos últimos dois anos foram registradas 14 mil hospitalizações de crianças e adolescentes por acidentes com queimaduras. Nesta época do ano, o cuidado tem que ser redobrado. “Criança tem que estar longe de fogueira", alerta Luci Pfeiffer, da Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Baixar arquivo
Economia

No Conselhão, Lula sanciona projeto Mover que traz "taxa da blusinha"

Mesmo contrário à cobrança de taxas em compras internacionais de menos de cinquenta dólares, o Presidente Lula sancionou, nesta quinta-feira, a lei que passa a cobrar 20% de imposto, nas pequenas compras de outros países.  
 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

ICMBio e Ibama enviam aviões de combate a incêndio ao Pantanal

O Instituto Chico Mendes e o Ibama enviaram quatro aviões do tipo Air Tractor para lançamento de água.

Baixar arquivo