logo Radioagência Nacional
Justiça

Liderança brigadista é assassinado no Tocantins

Atuação de Sidiney Silva pode ter atraído inimizades
Baixar
Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional
16/06/2024 - 16:01
Brasília

Um brigadista referência na Ilha do Bananal, em Tocantins, foi morto a tiros na frente de casa da irmã, no sábado, antes de começar a temporada de combate ao fogo na região.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, Sidiney de Oliveira Silva estava olhando a água e óleo do carro quando foi alvejado por uma espingarda. O tiro teria partido de um imóvel abandonado na frente do local.

Ainda segundo o boletim de ocorrência, um vizinho disse que viu uma pessoa de capacete numa motocicleta. Ela teria ficado um tempo no local e logo depois aconteceu o disparo.

Em nota o Ibama lamentou a morte de Sidiney, mais conhecido como Nenê. Segundo o Ibama, ele atuou nos últimos anos em combates a incêndios florestais e seria contratado novamente neste ano.

Sidiney era um forte defensor do meio ambiente na Ilha do Bananal. Isso pode ter atraído inimizades contra ele, acredita o diretor da Associação de Servidores do Ibama, Wallace Lopes.

Wallace alerta para um conflito entre a proteção ambiental e a pecuária irregular na Ilha do Bananal. Ele conta que, em 2007, centenas de milhares de cabeças de gado foram retiradas de lá, mas a volta foi permitida depois de um acordo com o Ministério Público.

O caso está sendo investigado pela 84ª Delegacia de Polícia de Formoso do Araguaia.

*Matéria foi atualizada para acréscimo de informações. 

x