Fake News: Dino pede vista em processo que responsabiliza imprensa

Publicado em 07/08/2024 - 21:18 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O ministro do STF, Flávio Dino, pediu vista no julgamento de dois recursos contra decisão da Corte, que permite a responsabilização civil de veículos de imprensa por publicações que reproduzem mentiras.  

O pedido de vista ocorreu logo após o relator do caso, ministro Edson Fachin, ter acolhido parcialmente os recursos, propondo nova redação para a decisão do Supremo.

Flávio Dino se comprometeu a devolver o processo ainda neste mês e justificou o pedido de vista citando dois pontos que na sua avaliação merecem uma reflexão mais demorada: o intuito difamatório de alguns veículos de imprensa na internet e a remoção de conteúdos, que, segundo ele, não pode ser descartada.

Os recursos foram apresentados pelo Diário de Pernambuco, que é parte no processo, e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, admitida como terceira interessada. As partes alegam que a redação da decisão da corte é subjetiva e pode abrir espaço para a aplicação da tese de maneira equivocada e inconstitucional, violando a liberdade de imprensa.

No julgamento do Recurso Extraordinário, o STF estabeleceu que a empresa só pode ser responsabilizada se ficar comprovado que, na época da divulgação da informação, havia indícios concretos de que a acusação era falsa. Outro requisito exigido é a demonstração do descumprimento do dever de verificar a veracidade dos fatos e de divulgar esses indícios.

Para a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, seria preciso incluir no texto da primeira decisão do STF uma exigência expressa de dolo ou negligência grosseira, e também uma ressalva que impeça a responsabilização civil de veículos por entrevistas e debates transmitidos ao vivo, ainda que tenham sido gravados e possam ser visualizados mais tarde.

Edição: Roberto Piza / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

Dez cidades do Norte e Centro-Oeste concentram 20% das queimadas

Esses municípios estão no Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia. 

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra suspeitos de incêndio criminoso no Pantanal

Segundo as investigações, neste ano, mais de 6,4 mil hectares foram queimados para a criação de gado na região de Corumbá, em Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Educação

Governo vai investir mais R$ 14 milhões em novos Cantinhos da Leitura

Até setembro deste ano, o Ministério da Educação criou mais de 10 mil Cantinhos da Leitura em ambientes escolares.

Baixar arquivo
Saúde

Mulheres que já contraíram HPV podem se beneficiar com a vacina

Estudos recentes revelam que mulheres adultas que já contraíram HPV podem ser beneficiadas pela vacina, uma vez que o imunizante seria capaz de reduzir as chances de recidiva.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas ameaçam sítios arqueológicos no Jalapão

Região abriga 16 locais com pinturas rupestres, que têm aproximadamente dois mil anos de existência.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de covid-19 aumentam em quatro estados e no DF, alerta Fiocruz

O boletim mais recente do Infogripe, divulgado pela Fiocruz, informa que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por covid-19 mantêm a curva de crescimento e de ampliação no país.

Baixar arquivo