MP da Paraíba pede que 80 escolas voltem ao ensino presencial

Publicado em 23/08/2024 - 14:02 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

O Ministério Público da Paraíba abriu ação, nesta semana, contra o Estado da Paraíba e a Secretaria Estadual de Educação. É que 80 escolas estaduais estariam funcionando de forma remota ou híbrida, sem previsão legal e comprometendo o direito à educação de qualidade. A Promotoria de Justiça pede o retorno às aulas presenciais no prazo de 30 dias. E a aplicação de multa pessoal aos gestores públicos, em caso de descumprimento. 

A Ação do MP é um desdobramento de um Procedimento Administrativo, instaurado para apurar denúncia de suspensão, por tempo indeterminado, das aulas presenciais na Escola Tenente Lucena, em João Pessoa. 

Após a pandemia, em 2022, um decreto estadual determinou o retorno integralmente presencial do ensino. Entretanto, de acordo com a promotora Ana Raquel Beltrão as aulas remotas continuaram por diversas razões: desde problemas na merenda, falta de professores ou reformas durante o período letivo.

Em maio deste ano, o MP realizou uma audiência com a Secretaria de Educação para tratar das aulas remotas indevidas, porém, a promotoria alega que as deliberações não foram cumpridas.

A ação de agora, do MP, teve apoio da presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, deputada Cida Ramos.

Entramos em contato com as assessorias do Governo estadual, da Secretaria de Educação, e também do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba. Ainda não tivemos resposta sobre essas 80 escolas com ensino híbrido ou remoto.

Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo