A Justiça Federal no Rio de Janeiro, começa a julgar nesta terça-feira, 10, os três policiais rodoviários federais acusados de matar a menina Heloísa, de 3 anos, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. O caso completou um ano no dia 7 de setembro.
A criança foi atingida por disparos de fuzil durante uma abordagem ao carro em que estava com a família. Eles passavam pelo Arco Metropolitano, em Seropédica, na região metropolitana do Rio, voltando de um passeio. Heloísa ficou internada por 9 dias no Hospital Adão Pereira Nunes, mas acabou não sobrevivendo, em razão dos ferimentos.
Os agentes Wesley Santos da Silva, Matheus Domicioli Soares Viegas Pinheiro e Fabiano Menacho Ferreira respondem pelos crimes de homicídio consumado e quatro tentativas de homicídio, além do crime de fraude processual.
Atualmente, eles cumprem medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de se aproximarem das vítimas.
No seu primeiro depoimento à Polícia Civil, Fabiano admitiu que foi o autor dos disparos, mas o Ministério Público Federal defende que os três agentes devem responder pela prática dos crimes, porque, conforme apurado na investigação, em nenhum momento houve discordância entre os acusados quanto a decisão de atirar contra o carro em que a família estava.
A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal, em novembro de 2023.
As defesas dos réus afirmam que eles são inocentes. Os policiais alegam que perseguiram o veículo da família porque receberam informações de que ele era roubado.
Segundo o coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial, o procurador da República Eduardo Benones, a acusação foi precedida por investigação minuciosa, e há justa causa para que os réus respondam por seus atos. De acordo com o procurador, o julgamento de agentes envolvidos em mortes é a resposta mínima que o Estado pode dar às pessoas que perderam familiares em ações policiais.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 06/02/2025 – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante evento de reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Letycia Bond/Agência Brasil São Paulo (SP) 05/02/2025 - Moradores do Jardim Pantanal enfrentam crise após alagamentos .
Foto: Letycia Bond/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PRF-Recife/Divulgação Brasília (DF) 05/02/2025 - Nesta quarta-feira (5) de chuvas intensas no Grande Recife, a região registrou diversas ocorrências de queda de árvores. Os incidentes não deixaram feridos, mas causaram transtornos para pedestres e motoristas de diferentes localidades. O primeiro registro foi feito por volta das 8h40, no quilômetro 24 da BR-232, em Moreno. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que enviou equipes ao local e fez a retirada da árvore às 12h30.
Foto: PRF-Recife/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)