MP pede cassação do prefeito de Natal, vice e dois vereadores
![Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Brasília (DF) - 27/10/2024 - Deputado Paulinho Freire. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Ministério Público do Rio Grande do Norte ajuizou uma ação de investigação judicial eleitoral contra o atual prefeito de Natal, Paulinho Freire, do União Brasil, a vice-prefeita eleita, Joanna Guerra, do Republicanos, e os vereadores eleitos, Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega, também do Republicanos, além do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias.
Eles são acusados de suposto abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. A ação também pede que todos se tornem inelegíveis pelo período de oito anos e que seja aplicada multa aos envolvidos.
O Juízo da 4ª Zona Eleitoral de Natal determinou a citação dos investigados para que ofereçam defesa e deferiu as diligências requeridas pelo Ministério Público para coleta de possíveis provas.
Segundo o MP potiguar, há indícios de que servidores comissionados e terceirizados foram cooptados para apoiar os dois vereadores e a chapa do atual prefeito. Esse apoio teria sido obtido por meio de influência e coação, como ameaças de demissão e exoneração, e através de postagens em redes sociais e eventos públicos.
Ainda segundo o órgão, o prefeito de Natal à época das eleições municipais de 2024, Álvaro Dias, organizou essa prática através do loteamento das secretarias e dos órgãos municipais para garantir apoio político, utilizando a máquina pública para beneficiar as campanhas dos candidatos aliados.
Nossa produção entrou em contato com a defesa do Prefeito de Natal Paulinho Freire e da vice Joana Guerra. Em nota, eles afirmam que é papel do Ministério Público investigar eventuais abusos, mas que não há qualquer prova ou indício de que os supostos abusos tenham ocorrido e que isso será comprovado em defesa a ser apresentada na forma e nos prazos legais. A produção não conseguiu contato com os demais citados.
![Reuters/David Diaz Arcos e Henry Romero/Proibida reprodução Foto 1: Ecuador's President and presidential candidate for reelection Daniel Noboa gestures during a campaign event for the upcoming Sunday presidential election, in Quito, Ecuador February 6, 2025. Reuters/David Diaz Arcos/Proibida reprodução
Foto 2: Ecuadorean presidential candidate Luisa Gonzalez of the Revolucion Ciudadana party, the political party of Ecuador's ex-President Rafael Correa, speaks during a campaign rally ahead of the February 9 general election, in Guayaquil, Ecuador, February 6, 2025. Reuters/Henry Romero/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MGI/Reprodução Brasília (DF), 18/11/2024 - Página do Concurso Público Nacional unificado. Foto: MGI/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alile Dara Onawale/Sony Picutres Brasília (DF), 23/01/2025 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Picutres](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Muçum (RS), 22/06/2024 - Interior de casa tomado de lama após enchente que atingiu toda a região. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Cursinho preparatório para o vestibular da Universidade de São Paulo - USP Leste.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)