PGR pede condenação de ex-integrantes da cúpula da PMDF pelo 8/1
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu nessa sexta-feira (14) no Supremo Tribunal Federal a condenação de ex-integrantes das cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal por omissão na contenção dos atos golpistas de 08 de janeiro de 2023.
O parecer está nas alegações finais da ação penal na qual os acusados são réus.
Gonet defende que os coronéis Fábio Augusto Vieira, Klepter Rosa Gonçalves, Jorge Eduardo Naime Barreto, Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, o major Flávio Silveira de Alencar e o tenente Rafael Pereira Martins sejam condenados à prisão e à perda dos cargos na corporação.
Para a PGR, eles cometeram os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado, além da violação de normas internas da PMDF.
O procurador afirmou que a PM tinha informações de inteligência que davam conta do risco de atentado aos Três Poderes, mas os comandantes realizaram um planejamento ineficiente.
As alegações da PGR e das defesas serão analisadas pelo relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, e o caso será liberado para julgamento.
A Agência Brasil entrou em contato com as defesas dos coronéis Naime e Klepter e aguarda retorno. Os advogados demais citados também serão contactados. O espaço está aberto para manifestação.
*Com informações da Agência Brasil
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![TV Brasil Cacá Diegues completa 80 anos em maio/2020](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Edu Kapps/SMS Secretaria Municipal de Saúde do Rio faz estudo sobre a vacina dengue. Foto: Edu Kapps/SMS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro - Desfile do bloco](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)