Óleo é removido e praias de Morro de São Paulo e Boipeba são liberadas

Óleo removido

Publicado em 23/10/2019 - 16:35 Por Renata Martins - Brasília

A prefeitura de Cairu, na Bahia, informou que as praias que compõem o Arquipélago de Tinharé amanheceram esta quarta-feira sem registro de óleo. Com isso, elas estão liberadas para os frequentadores.

 


Foram identificados, no entanto, pequenos pontos na Terceira Praia, que ainda estão sendo removidos. Equipes da Marinha e do IBAMA monitoram a situação.

 


Mesmo com as praias liberadas, a prefeitura orienta que os turistas fiquem atentos ao aparecimento de possíveis manchas de óleo. O município-arquipélago aguarda a avaliação dos órgãos estaduais responsáveis sobre a possibilidade de recomendar o banho de mar no local.

 


Mais de 900 toneladas de petróleo foram retiradas de praias do Nordeste desde 30 de agosto, quando surgiram as primeiras manchas de óleo no litoral, na faixa que vai do maranhão à Bahia. Nesta quarta, ativistas da ONG ambientalista Greenpeace derramaram um produto que se assemelha com petróleo em frente ao Palácio do Planalto – sede do governo federal, em Brasília.

 


No protesto, a entidade criticou a lentidão em resolver a crise ambiental devido à presença das manchas de petróleo no litoral nordestino. Um grupo de cerca de 15 pessoas que participavam do protesto foi detido pela Polícia Militar. Os ativistas foram liberados pela polícia no início da tarde.

 


Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro – que está no Japão, criticou a ausência das organizações não governamentais na retirada do petróleo. O presidente disse ser no mínimo estranho o silêncio de ONGs e da esquerda brasileira sobre o óleo nas praias do Nordeste. Para Bolsonaro, o apoio de partidos da esquerda ao presidente venezuelano Nicolás Maduro fortalece a tese de um derramamento criminoso.

 


O comandante da Marinha, Ilques Barbosa afirmou, nessa terça-feira, que a maior probabilidade é que o vazamento tenha ocorrido em um navio irregular, os chamados dark ships. O comandante também falou sobre as investigações em relação à origem do petróleo que está aparecendo na costa brasileira.

 


Para o Greenpeace, em vez de focar na resolução do problema com eficiência, o governo brasileiro tenta desviar a atenção, jogando a responsabilidade para a população e para as organizações não governamentais. De acordo com o governo federal, pelo menos três mil e 400 servidores federais e colaboradores atuam nas operações de retirada do óleo. Cinco mil homens do Exército também participam da limpeza do litoral.

Últimas notícias
Cultura

Escola de samba Portela se torna patrimônio imaterial e cultural

A maior campeã da história do Carnaval carioca, com 22 títulos, a Portela se tornou patrimônio imaterial e cultural do estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe no RJ lota unidades de pronto atendimento

Para especialistas, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, nos dois anos de pandemia de coronavírus, fez com que a doença ganhasse espaço. Agora, com a circulação do vírus da gripe, o que se vê são pessoas relatando sinais de febre e dor no corpo.

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai passar a exigir quarentena para viajantes não vacinados

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o período de quarentena definido, os viajantes deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo.

Baixar arquivo
Economia

Empregadores devem quitar parcelas suspensas do FGTS até hoje

Devem ser pagas todas as parcelas em aberto e, para evitar o acréscimo de encargos e multa, a Caixa alerta que a quitação deve ser feita dentro do prazo. A falta do recolhimento impede o empregador de emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Baixar arquivo
Economia

Cepal aponta recuperação do comércio na América Latina e Caribe no ano

Essa recuperação, no entanto, não será igual em todos os países da América Latina e do Caribe, por causa das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Governo assina contratos de concessão do 5G

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

Baixar arquivo