Amostras de óleo são coletadas em mais três municípios do Rio de Janeiro para análise

Vazamento de petróleo

Publicado em 25/11/2019 - 17:09 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Marinha do Brasil recolheu amostras de óleo em mais três cidades do litoral norte do Rio de Janeiro. De acordo com a nota divulgada, foram retirados pequenos fragmentos de óleo nas praias de Santa Clara e Guriri, em São Francisco de Itabapoana; e na praia do Barreto, em Macaé. No Canal das Flechas, em Quissamã, foi coletado aproximadamente um quilo do resíduo. Todo o material foi encaminhado para análise e investigação da origem.


Não se sabe, por enquanto, se o óleo encontrado é o mesmo que chegou às praias do Nordeste, no Espírito Santo e, recentemente, ao município de São João da Barra, também no Norte Fluminense.


Mas, antes mesmo da análise do produto coletado, o professor da Faculdade de Oceanografia da Uerj, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, engenheiro ambiental e oceanógrafo David Zee ressalta a importância da pronta resposta e monitoramento desses locais, para evitar um dano ainda maior.


“O que o Rio de Janeiro tem que fazer, principalmente os municípios litorâneos até Cabo Frio, é efetivamente saber o canal de comunicação caso chegue algum óleo na praia. E monitorar o litoral, ver se está chegando fragmento de óleo”.


Na última sexta-feira, o Grupo de Acompanhamento e Avaliação do desastre, formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo e IBAMA, confirmou que cerca de trezentos gramas de pequenos fragmentos de óleo foram removidos da Praia de Grussaí, em São João da Barra.


O material foi analisado pelo Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira e constatado como compatível com o petróleo que atingiu a costa brasileira.


Após a confirmação de que o vazamento chegou ao litoral do Rio, o Ministério Público do estado avaliou a necessidade de interdição da Praia de Grussaí. A medida, segundo o MP, visava proteger banhistas e a população local do risco de contaminação.


A Marinha destacou, no entanto, que depois do trabalho de limpeza realizado, as praias do município de São João da Barra estão aptas para o banho.


Já o comandante do 1º Distrito Naval, vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, após reunião nesse domingo, que discutiu as ações para mitigar os efeitos do óleo no litoral fluminense, afirmou que o impacto será menor no Sudeste e que não há motivos para alarde.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo