Fragmento de óleo encontrado em praia do Rio é compatível ao encontrado no Nordeste

Óleo em praia do Rio

Publicado em 26/11/2019 - 13:49 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Marinha do Brasil confirmou nesta terça-feira (26), após análise das amostras de óleo coletadas em três cidades do litoral norte do Rio de Janeiro, que apenas um fragmento, de cerca de 20 gramas, foi considerado compatível com o material que chegou à Região Nordeste e ao Espírito Santo.

 

A amostra com resultado positivo foi coletada na praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana.

 

Já a investigação dos fragmentos encontrados nas praias de Guriri, também em São Francisco de Itabapoana, e do Barreto, em Macaé, assim como no Canal das Flechas, em Quissamã, apontou que não são compatíveis com o óleo espalhado no litoral nordestino.

 

Os primeiros vestígios de petróleo também chegaram à orla de Grussaí, em São João da Barra, na semana passada. Após análise pelo Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira, foi constatado que o material possui características que se assemelham ao do óleo que atingiu à costa brasileira.

 

A Marinha ressaltou, no entanto, que depois do trabalho de limpeza, as praias do município de São João da Barra estão aptas para o banho.

 

Também o comandante do 1º Distrito Naval, vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, afirmou esta semana, que o impacto do vazamento será menor no Sudeste e que não há motivos para alarde.

 

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação do desastre - formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) - segue monitorando a região. A Marinha informou, ainda, que até o momento, não foram encontrados novos vestígios de óleo no litoral fluminense.

Últimas notícias
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

Estatuto do Câncer torna obrigatório atendimento integral

Dentre os objetivos do estatuto estão o diagnóstico precoce, a informação clara e confiável sobre a doença e o tratamento adequado, bem como humanização da atenção ao paciente e à sua família

Baixar arquivo