TO investe na observação de pássaros como atividade do ecoturismo; Jalapão será um dos destinos

No Jalapão

Publicado em 09/11/2019 - 13:31 Por Bianca Paiva - Brasília

Conhecida internacionalmente como birdwatching, a prática de observação de aves tem recebido incentivos do governo tocantinense. Trata-se de um segmento do ecoturismo que vem crescendo no país e no mundo. E no estado, rico em biodiversidade e em destinos turísticos, como o Jalapão, profissionais do setor estão cada vez mais interessados em oferecer essa modalidade aos turistas.

 

Atenta a isso, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), oferece cursos de capacitação de condutores de observação de aves. É o que explica a superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares.

 

Durante o curso de observação de aves, os profissionais aprendem, de forma teórica e prática, técnicas de identificação das espécies de aves, as características desses animais, entre outras informações que serão repassadas aos turistas. O guia Eberson Martins já passou pela capacitação e destaca a importância dessa atividade para o turismo no Tocantins.

 

O último curso foi realizado no fim de semana no município de Mateiros, principal cidade-base para quem visita o Jalapão, e foi direcionado apenas para guias turísticos. Uma nova turma será aberta em 2020.

 

Uma outra capacitação, que está prevista para ocorrer ainda este ano, é destinada para condutores da comunidade quilombola Numbuca. As inscrições para essa turma estão abertas até o dia 15 de novembro e podem ser feitas no site da Adetuc.

 

* Produção: Michelle Moreira

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo