Defesa Civil faz novo balanço dos estragos causados pelas chuvas, no RJ

Chuvas

Publicado em 09/01/2020 - 21:12 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Defesa Civil do município de Petrópolis, na serra fluminense,  atualizou o balanço dos estragos provocados pela fortes chuvas na cidade. Até a noite dessa quinta-feira (09), 19 imóveis tinham sido interditados e 57 famílias ficaram desabrigadas e estão alojadas em casas de parentes.

 

Na quarta-feira (08), choveu quase nove vezes o previsto para todo o dia, com um acumulado de 90 milimetros em menos de uma hora em um dos pluviômetros. Segundo o sistema de monitoramento de raios da empresa de energia Enel Distribuição,  o município registrou mais de  mil e 500  incidências de raios nesse dia. 

 

O Rio Quitandinha, que corta o centro histórico da cidade transbordou, arrastando carros e espalhando lama. Pessoas ficaram ilhadas. Desde quinta-feira da semana passada foram registradas 435 ocorrências pela Defesa Civil do município.

 

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, visitou nessa quinta-feira os municípios de Miguel Pereira e Barra Mansa, no sul fluminense. As duas cidades também foram atingidas por fortes chuvas na quarta-feira e houve inundações por conta do transbordamento de rios.

 

O governo do Estado informou que instalou um comitê de crise para acompanhar a situação nas regiões. Agentes da Secretaria de Estado de Defesa Civil estão nos municípios dando apoio para as autoridades municipais, orientando sobre ações para comprovação de danos e obtenção de recursos.

 

Ainda segundo o Governo, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos vai prestar assistência a famílias desabrigadas. Serão realizadas ainda obras de contenção de encosta e limpeza de ruas. 

 

Uma equipe multidisciplinar será criada, com profissionais responsáveis pelo acompanhamento técnico e elaboração de projetos para a recuperação de áreas atingidas e mitigação de danos.

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas nas regiões no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo