Liberação de pesca no MT como o Dourado e Piraíba é fake news

Mato Grosso

Publicado em 20/01/2020 - 18:07 Por Kariane Costa - Brasília

Continua proibida a pesca das espécies Dourado e Piraíba em Mato Grosso, durante todo o ano.

 

O alerta feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente visa informar os pescadores e turistas que estão recebendo falsas mensagens de que a pesca dessas espécies no estado estaria liberada.

 

A proibição da captura do Dourado e da Piraíba em Mato Grosso está prevista em lei estadual e segue durante todo o ano, mesmo após o período de defeso, que termina em 31 de janeiro no estado.

 

A secretária executiva do Conselho Estadual de Pesca, Gabriela Priante, explica que o defeso vale para outras espécies de peixes.

 

Um projeto de lei para rever a proibição da pesca do dourado e da piraíba está em debate na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A proposta tem o intuito de estabelecer regras para a exploração sustentável da pesca no estado, com objetivo de recuperar o estoque pesqueiro e fomentar a pesca esportiva.

 

Gabriela Priante afirma que o conselho defende que a lei que determina a proibição de pesca tenha embasamento científico, para não atrapalhar a cadeia alimentar dos peixes. Ela também explica que na visão do conselho qualquer tipo de proibição deveria ser prevista em resoluções e não em leis.

 

Durante o período defeso é permitida apenas a pesca de subsistência que é aquela praticada por populações ribeirinhas, para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente recebe denúncia de pesca predatória e outros crimes ambientais pela Ouvidoria, nas unidades regionais, ou pelo aplicativo MT Cidadão.

Últimas notícias
Geral

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo