Fiscais apreendem 4 toneladas de pescado durante defeso em Mato Grosso

Mato Grosso

Publicado em 05/02/2020 - 17:08 Por Larissa Abreu - Brasília

Quatro toneladas de pescado irregular e diversos materiais de pesca foram apreendidos durante o período de defeso da piracema em Mato Grosso.

 

O balanço foi divulgado pela Sema, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

 

Entre os meses de outubro do ano passado a janeiro deste ano, além do pescado, foram confiscadas 156 redes de pesca e 30 tarrafas.

 

O volume é 236% maior do que as apreensões realizadas no período de defeso anterior.

 

De acordo com o coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Jean Holz, a mudança no foco de trabalho das fiscalizações foi um dos motivos para justificar esse aumento.

 

Neste ano, as ações foram voltadas para apreensão de materiais de pesca proibidos, principalmente redes. A intenção era prevenir que os pescados fossem retirados do rio de maneira irregular, como explica Jean Holz.

 

Ainda segundo o coordenador de Fiscalização, essa foi a maior apreensão de redes de pesca já realizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso.

 

Entre os itens confiscados havia redes com até 500 metros de largura, tamanho suficiente para atravessar grandes rios.

 

Também foram apreendidas 10 armas de fogo e aplicados quase R$ 295 mil em multas por pesca irregular.

 

Dezoito pessoas foram presas por crime ambiental no período.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo