PF investiga agressão a servidor do Ibama no Pará após emboscada contra fiscalização

Ibama no Pará

Publicado em 06/05/2020 - 20:30 Por Renata Martins - Brasília

A Polícia Federal está investigando a agressão contra servidor do Ibama no Pará.


O inquérito vai apurar a ação de madeireiros e a possível agressão sofrida por um servidor do Ibama no município de Uruará, sudoeste paraense, próximo a Altamira.


De acordo com a Asibama, Associação dos Servidores do Ibama, os agentes ambientais foram emboscados por um grupo de pessoas contrárias à fiscalização na noite dessa terça-feira.


Ao tentar negociar, o coordenador da equipe foi atingido por uma garrafa de vidro atirada por um dos manifestantes. Ele foi conduzido para o hospital, onde foi atendido e medicado.


Os servidores do Ibama voltavam de uma operação no entorno da Terra Indígena Cachoeira Seca. Eles conduziam um caminhão abandonado por criminosos em um acampamento utilizado como base para extração ilegal de madeira.


Antes de chegar ao município de Uruará, os agentes foram parados pelo grupo que, segundo a Associação dos Servidores, desde a semana passada tenta impedir o trabalho de fiscalização, voltado para a proteção da população indígena, em especial para conter a disseminação do novo coronavírus.


A PF informou que diligências policiais já estão em andamento. A apuração está sendo conduzida pela Delegacia de Polícia Federal de Santarém.


Em nota, o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama repudiaram o ataque sofrido pela equipe de fiscalização durante a operação na Terra Indígena Cachoeira Seca. Disseram ainda que estão sendo adotadas as medidas necessárias para identificar e responsabilizar os agressores.


O Ministério reiterou o apoio às equipes no cumprimento da lei e das normas em defesa do meio ambiente.

Últimas notícias
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo