No Dia Mundial dos Oceanos, ONU alerta para importância de proteger águas e biodiversidade
Os oceanos e mares cobrem 70% do planeta e desempenham papéis importantes no meio ambiente. Eles são responsáveis por absorver um terço do gás carbônico produzido pela humanidade. Ainda conseguem reter o aquecimento global. São fontes de renda para bilhões de pessoas ao redor do mundo.
Nesta segunda-feira (8) é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos. A data surgiu durante a Conferência Rio-92 para promover a conservação de espécies e habitats, diminuir a poluição e a escassez de recursos por causa da sobrepesca.
Também começa a década dedicada aos oceanos, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia é que os países se unam na conservação das águas e biodiversidade marítima.
O tema do Dia Mundial dos Oceanos de 2020 é a inovação para um oceano sustentável. Em um vídeo, o secretário-geral da ONU, Antonio Gueterres, lembrou que a pandemia da Covid-19 é uma oportunidade única para corrigir a relação com o meio ambiente, incluindo mares e oceanos.
Ele afirmou que compreender melhor este habitat é essencial para conservação de peixes, e para descobrir novos produtos e medicamentos. Guterres pediu empenho de todos os países durante a década dos oceanos para a conservação.
O professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Alexander Turra, explica que tanto a ONU como vários países já têm programas de sustentabilidade dos oceanos.
Segundo a ONU, devido às mudanças climáticas, o nível do mar sobe, ameaça vidas e meios de subsistência em todo o mundo. A ONU alerta que os oceanos estão cada vez mais ácidos, o que coloca em risco a biodiversidade marinha e as cadeias alimentares essenciais.