Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é reaberto à visitação com restrições

Turismo

Publicado em 01/07/2020 - 18:16 Por Ariane Póvoa - Brasília

Um dos principais pontos turísticos do país, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no litoral oriental do Maranhão, reabriu hoje (1º) para visitação. O local estava fechado para o público desde de 22 de março, por causa da pandemia do coronavírus.

 

A portaria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que autorizou o retorno gradual das atividades no parque estabelece uma série de medidas de prevenção e segurança sanitária para o enfrentamento da Covid-19.

 

O número de visitantes da unidade de conservação deverá ser reduzido até o limite de 55% da capacidade, respeitando o espaçamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

 

Também é obrigatório o uso de máscara, durante todo o período em que o visitante estiver no interior do parque.

 

Operadores e prestadores de serviços devem reforçar a higienização dos ambientes e disponibilizar álcool gel 70% nos transportes e nas estruturas abertas ao público.

 

Em entrevista à TV Brasil, o diretor do ICMBio, Marcos de Castro Simanovic, disse que o reforço nas medidas sanitárias é para dar segurança aos visitantes.

 

Além do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, outros três parques nacionais foram reabertos para o público: o Parque Nacional de Brasília, no Distrito Federal; e os parques da Serra Geral e Aparados da Serra, ambos no Rio Grande do Sul.

 

Segundo o ICMBio, a visitação no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, que havia sido retomada há cerca de duas semanas, foi suspensa hoje por causa de decreto estadual que dispõe sobre medidas restritivas regionalizadas para o enfrentamento da Covid-19.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo