Praia de Cabo Frio receberá pela terceira vez selo ecológico do Programa Bandeira Azul
O Juri Nacional do Programa Bandeira Azul aprovou, em reunião virtual, a candidatura da praia do Peró, em Cabo Frio, na região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, para receber, pela terceira vez, o título internacional de qualidade ambiental. O parecer final do Juri Internacional será dado em outubro, em reunião na Dinamarca.
A qualidade da água é o requisito número um para a aprovação, que leva em conta, ainda, itens como segurança e acessibilidade. O secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira, afirmou que a prefeitura da cidade realizou todos os testes na água e cumpriu os 34 quesitos exigidos para o título, os quais foram considerados positivos pelo Juri Nacional.
Além da praia do Peró, outras 17 praias e seis marinas tiveram a documentação para o título internacional pré aprovada pelo Júri Nacional, composto por representantes do Ministério do Turismo, da Secretaria do Patrimônio da União, da Agência Costeira, da Associação Náutica Brasileira e do Instituto Ambientes em Rede, que coordena o programa no Brasil.
A Bandeira Azul é um dos selos ecológicos mais reconhecidos no mundo. Para se qualificar ao certificado, os municípios candidatos têm que cumprir uma série de critérios ambientais, educacionais, de segurança e de acessibilidade. Tudo deve ser comprovado anualmente. O programa é desenvolvido preferencialmente em praias urbanas, que sejam constantemente visitadas.