Cobras deixam zoológico de Brasília a caminho do Butantan

Cobras resgatadas

Publicado em 12/08/2020 - 12:40 Por Anna Luisa Praser - Brasília

As cobras Naja e Víbora Verde, que protagonizaram as páginas policiais no último mês, vão ganhar um novo lar. É que elas serão acolhidas permanentemente pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

 

Recebidas inicialmente pelo Jardim Zoológico de Brasília desde meados de julho, tinham destino incerto. Permaneceram por ali por um mês, até embarcarem, no final da tarde dessa terça-feira (11) para o novo destino. A previsão é de que cheguem na nova residência fixa ainda hoje (12).

 

As serpentes ganharam até uma carta de despedida. No perfil do zoo de Brasília nas redes sociais, uma mensagem de carinho que destacou que “durante o tempo em que as hóspedes estiveram com eles, contaram com o melhor da equipe envolvida”.

 

Na publicação, um tom de lamento pelos bichinhos que deixam o solo brasiliense: “gostaríamos de ter a capacidade de manter todos os animais que precisam de nossos cuidados, mas infelizmente, nossa demanda é maior que a nossa capacidade”.

 

O zoo disse ainda o que mais pesou para que as cobras fossem encaminhadas a um novo endereço é o projeto de priorizar as espécies nativas do cerrado e que estão em risco de extinção, o que torna o zoológico de Brasília uma referência nesse tipo de trabalho, inclusive.

 

As duas companheiras recebidas pelo zoo não eram da fauna brasileira. A Naja, que picou o estudante de medicina veterinária e a Víbora Verde são comuns da Ásia. O caso ganhou repercussão depois que foi preciso importar um soro antiofídico de São Paulo para salvar a vida do rapaz. A única dose existente no Instituto Butantan era parte do acervo de pesquisa.

 

Depois do incidente, a cobra foi abandonada dentro de uma caixa em uma área verde próxima a um shopping de Brasília. A Polícia Civil do Distrito Federal, que instaurou uma investigação, encontrou a serpente poucas horas depois.

 

Essa ocorrência levou a Polícia a descobrir um esquema de tráfico internacional de animais silvestres, voltado principalmente para cobras exóticas.

 

Ao todo, 13 cobras foram apreendidas na operação batizada de Snake. Dessas, cinco permanecerão sob os cuidados do zoológico de Brasília.

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo