Biomas brasileiros perderam 500 mil km2 de áreas naturais em 18 anos

Amazônia, o maior de todos, encabeça a lista com perda de 270 mil km2

Publicado em 24/09/2020 - 13:59 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Em 18 anos, os seis biomas terrestres brasileiros perderam cerca de meio milhão de quilômetros quadrados de áreas naturais. E essa diminuição foi percebida em todos, de acordo com a pesquisa Contas do Ecossistema do IBGE.

A Amazônia, que é o maior bioma brasileiro, encabeça a lista em números absolutos, com uma redução de quase 270 mil quilômetros quadrados entre os anos de 2000 a 2018.

De acordo com a gerente da pesquisa Maria Luiza Fonseca, o grande vetor dessa mudança foi a agropecuária, com aumento de mais de 70% das áreas de pastagem e de quase 300% das regiões agrícolas.

A agricultura também continuou promovendo modificações no Cerrado, o segundo maior bioma do país, e que já responde por 44,6% de todas as áreas agrícolas do país e por 42,7% dos territórios destinados à silvicultura.

De acordo com a gerente do IBGE, apesar da diminuição das áreas naturais ter sido contínua em todo o país, há uma tendência de desaceleração dessas perdas, percebida principalmente na Caatinga e na Mata Atlântica.

No caso da Caatinga isso se explica pela maior parte das intervenções serem do tipo mosaico, com a ocupação do território por pequenas áreas rurais ou pastagens junto a áreas naturais. Já no caso da Mata Atlântica, isso também se deve ao fato de que no ano 2000, havia apenas 13,3% de cobertura florestal remanescente. Em 2018, essa porcentagem chegou a 12,6.

Mas essa tendência de desaceleração das perdas, não se efetivou no Pampa e no Pantanal. Percentualmente, o Pampa, presente na região Sul do país, foi o que mais encolheu neste período: 16,8%.

Em 2018, apenas 38% da extensão deste bioma ainda estava preservada, enquanto uma porcentagem semelhante já tinha sido convertida em área agrícola. Já o Pantanal apesar de ainda ter 90% de suas áreas naturais preservadas, mais de 75% das alterações feitas foram consideradas intensas, principalmente com a conversão dos campos em pastagem de manejo.

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo
Internacional

Colômbia e Brasil buscam paz no pós-eleições da Venezuela

A Colômbia apresentou uma proposta para garantir a vida de quem perder as eleições na Venezuela, marcadas para julho deste ano. 

A ideia foi divulgada, nessa quarta-feira, pelo presidente Gustavo Petro, após encontro bilateral com o presidente Lula, em Bogotá.

Baixar arquivo