Dia da Árvore lembra papel de reguladora das chuvas e do clima
Desde de 1965, o Brasil comemora, em 21 de setembro, o Dia da Árvore. A data, instituída há 55 anos, foi para valorizar essa grande riqueza nacional e conscientizar a população sobre a importância de preservá-la.
Além de garantir sombra e refresco, a árvore tem muitas outras funções: pode fornecer alimento e servir de abrigo para diversos animais silvestres. Além disso, tem importante função na qualidade do ar que respiramos, já que atua como um filtro; é ela quem faz as trocas gasosas necessárias, já que absorve o gás carbônico e libera o oxigênio.
Não é a toa que a floresta Amazônica, a maior do planeta, é conhecida como pulmão do mundo. É função das árvores também evitar erosões do solo e ajudar na formação da chuva e regulação do clima. São elas que liberam grande quantidade de água por evaporação, o que ajuda a reduzir a temperatura do ambiente.
Aposto que depois de tudo isso você vai começar a olhar para as árvores de um jeitinho diferente. Elas são tão importantes que tem sido comum que grandes empresas trabalhem no reflorestamento. Nesta segunda-feira (21), por exemplo, a Infraero, em conjunto com o Instituto Água e Terra do Paraná, está fazendo o plantio de 10 mil mudas nativas da região de Foz do Iguaçu. O objetivo é recompor parte da flora que foi perdida por causa das obras de ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto da região.