Pantanal: homens da Força Nacional vão reforçar combate a incêndios

Pedido foi feito pelo governador de Mato Grosso

Publicado em 23/09/2020 - 10:44 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Quarenta e três homens da Força Nacional chegam hoje (23) ao Mato Grosso para ajudar no combate aos incêndios. Além disso, serão enviados dois micro-ônibus e um helicóptero e 10 viaturas.

A equipe fica por lá, inicialmente, por 30 dias, mas esse prazo pode ser prorrogado. O reforço foi um pedido do governador Mauro Mendes, que, no fim de semana, conversou sobre o assunto com o ministro da Justiça, André Mendonça, e, na segunda-feira (21), fez o pedido oficial para que mais gente possa ajudar. 

Ele destacou que cerca de 20% do bioma já foram destruídos pelas chamas. Isso representa um milhão e 700 mil hectares. Pro ouvinte ter uma ideia: cada hectare corresponde mais ou menos a um campo de futebol oficial.

E esse número de militares combatendo o fogo no Mato Grosso pode aumentar porque o Ministério da Justiça está estudando a possibilidade de enviar para lá também equipes do Distrito Federal e mais militares do Paraná porque, segundo o governador, por lá, já tem equipes do Paraná e de Santa Catarina atuando, além do pessoal do Ibama, do ICMbio e das Forças Armadas.

No domingo, choveu na região depois de quatro meses de estiagem, o que deu uma aliviada no trabalho de combate ao fogo, mas durou pouco. Os próximos dias devem ser sem chuvas, segundo a meteorologia.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo