logo Radioagência Nacional
Meio Ambiente

Pantanal: homens da Força Nacional vão reforçar combate a incêndios

Pedido foi feito pelo governador de Mato Grosso
Baixar
Priscilla Mazenotti
23/09/2020 - 10:44
Brasília

Quarenta e três homens da Força Nacional chegam hoje (23) ao Mato Grosso para ajudar no combate aos incêndios. Além disso, serão enviados dois micro-ônibus e um helicóptero e 10 viaturas.

A equipe fica por lá, inicialmente, por 30 dias, mas esse prazo pode ser prorrogado. O reforço foi um pedido do governador Mauro Mendes, que, no fim de semana, conversou sobre o assunto com o ministro da Justiça, André Mendonça, e, na segunda-feira (21), fez o pedido oficial para que mais gente possa ajudar. 

Ele destacou que cerca de 20% do bioma já foram destruídos pelas chamas. Isso representa um milhão e 700 mil hectares. Pro ouvinte ter uma ideia: cada hectare corresponde mais ou menos a um campo de futebol oficial.

E esse número de militares combatendo o fogo no Mato Grosso pode aumentar porque o Ministério da Justiça está estudando a possibilidade de enviar para lá também equipes do Distrito Federal e mais militares do Paraná porque, segundo o governador, por lá, já tem equipes do Paraná e de Santa Catarina atuando, além do pessoal do Ibama, do ICMbio e das Forças Armadas.

No domingo, choveu na região depois de quatro meses de estiagem, o que deu uma aliviada no trabalho de combate ao fogo, mas durou pouco. Os próximos dias devem ser sem chuvas, segundo a meteorologia.

 

x