Brasil faz plano de criar mais pontos de descarte do lixo eletrônico

Meta do governo é chegar a 5 mil pontos em 5 anos em todo o país

Publicado em 14/10/2020 - 09:48 Por Kariane Costa - Brasília

Descartar o lixo eletrônico corretamente nem sempre é uma tarefa fácil. Em todo o Brasil, faltam pontos de coleta. O advogado Claudio Henrique Costa, de 54 anos, sabe bem disso. Ele conta que há 10 anos  tem o hábito de dar o destino certo a eletro-eletrônicos que não funcionam mais, principalmente pilhas.

Lixo eletrônico compreende pilhas, baterias, computadores velhos, e todo tipo de aparelho que não funciona mais. Eles devem ser descartados corretamente, porque possuem metais pesados que acabam impactando no meio ambiente e na saúde da população. Podem contaminar os solos ou poluir águas.

Não há dados sobre a quantidade gerada de lixo de material eletrônicos descartados no Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Hoje existem apenas 242 pontos de coleta, mas a meta do governo é chegar a cinco mil pontos em cinco anos em todo o país, investindo em logística reversa. É o que afirma André França, secretário de qualidade ambiental do ministério do meio ambiente.

Logística reversa é o procedimento que permite retornar ao fabricante um produto, após seu consumo, para que esse garanta um descarte correto.

Nesta quarta-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Lixo Eletrônico. Um dia para a conscientização da importância em separar todos os eletroeletrônicos que não estão mais em uso e descartá-los corretamente.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo